Felicidade é uma viagem

Felicidade é uma viagem e não um destino

Este sentimento parece ser algo que sempre está para chegar?

 

Acreditamos desde cedo que a vida será melhor depois que entrarmos na faculdade, encontrarmos o príncipe ou princesa encantado (a), conquistarmos a estabilidade financeira, emagrecermos 5kg e etc.

Estamos sempre condicionando a nossa felicidade a algum acontecimento especial, só que esquecemos que existe uma grande diferença entre o ser feliz e o estar feliz. Ninguém enfrenta ao longo da vida apenas bons momentos. As perdas são inevitáveis, as decepções também, o que não podemos é modificar nossas convicções, pois, são elas que nos fazem estar sempre em verdadeira sintonia com os nossos princípios, e estes meus amigos, são os principais responsáveis por nossa felicidade.
Acredito que não exista conquista da felicidade e sim aprendizado para ser feliz. Isso mesmo, precisamos nos educar, fortalecer nossas potencialidades, para que os momentos de fraqueza durem apenas o tempo suficiente para serem entendidos e aceitos.

Não podemos passar a vida toda


lamentando a perda de um grande amor, de um emprego, ou uma pessoa querida. Temos é que usar esses momentos para analisar se damos ou não o valor necessário e o melhor de nós enquanto tivemos a oportunidade de estar ao lado da pessoa que a gente ama ou amou.

 Não perca mais nem um minuto se lamentando, a felicidade não bate na sua porta.

A felicidade está dentro de você, na sua filosofia de vida, na sua forma de encarar o mundo, as pessoas e a vida.

Aprenda a crescer, aprenda a ter o coração aberto, pois, quando conseguir isso você vai enxergar que não existe caminho para felicidade.

A felicidade é o caminhar!

Fernando Carrara é publicitário, admirador da vida e de todos seus encantos e mistérios.

Para saber mais, acesse: www.fernandocarrara.blogspot.com  



Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

Será que você se conhece, realmente?

Já dizia a música: Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

Muitas vezes estamos dando o melhor de nós e, mesmo assim, não estamos satisfeitos com o que conseguimos. Isso acontece porque quando não nos conhecemos interiormente, o melhor de nós é muito pobre, muito vazio. Muita gente olha para os filhos, esposa, bens materiais e acha que a resposta está neles. Quando isso acontece, sua imagem perde a referencia, você vira personagem da vida alheia. Começamos a inventar desculpas para nossas impossibilidades.

Você começa a estar em si, quando percebe que tudo na sua vida depende de você, sua felicidade, sua emoção e sua razão. Estar em si é encontrar paz nos momentos difíceis da vida, é silenciar num momento de incompreensão do outro.
É aceitar e compreender a visão de vida de cada pessoa, entender que todos somos iguais sim, mas com pontos de vista e escolhas diferentes. Estar em si é não ter medo de demonstrar emoção, não ter medo de chorar quando sentir vontade, com medo que as pessoas achem que você é fraco. É sentir na alma a decepção, mas ter a consciência de que o mundo

não acabou.

É entender que cada experiência é uma nova lição. É aprender a curtir ao máximo as pessoas que amamos, pois a perda é inevitável. É ter a humildade para reconhecer os erros, e a sabedoria para crescer com eles. É não cobrar atitude de pessoas que você sabe que não estão preparadas para tal. É dar uma chance a si mesmo em cada novo desafio, e entender que desafios são degraus de subida e não barreiras que devem ser derrubadas. É entender que o fracasso não existe, mas sim, que você aprendeu que aquela maneira de agir não funciona.

Quem está em si mesmo ama livremente, sem cobranças, protegendo suavemente, sem esperar nada do outro, a não ser sua felicidade. Quem está em si mesmo, sabe que antes de amar o outro, precisa amar-se. É saber que não são os outros que lhe magoam, mas sim, que você se deixa magoar . É prosseguir sempre, é crescer sempre, é aprender sempre, tendo a humildade suficiente para enxergar e respeitar as diferenças de comportamentos daqueles que não estão no mesmo caminho. É saber que apesar de tudo, apesar da hipocrisia de muitos, apesar do medo de amar e ser amado, apesar de muitos prenderem seus sentimentos mais puros em nome da moral e bons costumes, apesar de todas as ilusões que as pessoas enfrentam e vivem, a vida vale a pena sim.

Estar em si mesmo é ter a real convicção da própria vida, da vida das pessoas, do amor que esta envolta dos corações deprimidos procurando uma brecha para brilhar sua Luz e ascender para um novo mundo. O seu mundo!

Fernando Carrara é publicitário, admirador da vida e de todos seus encantos e mistérios.

Para saber mais, acesse:
www.fernandocarrara.blogspot.com  



Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

Relações onde não há amor tendem ao fracasso

Casamento por interesse: será que é um bom negócio?
Vamos imaginar uma situação típica de casamento: você conhece alguém que lhe atrai, começa a namorar, vive uma paixão deliciosa, sente muito tesão, aproxima-se da família do outro, planejam o casamento, compram o apartamento... e acham que será tudo muito lindo e gostoso quando trocarem as alianças. Bem, nem sempre é assim, posto que a partir do momento que passam a viver juntos, convivendo com as diferenças e manias ou defeitos do outro (que antes não incomodavam por não fazerem parte do seu dia-a-dia), e passando pelas dificuldades do cotidiano comuns a todos, o humor muda, a paciência diminui, os conflitos começam a tomar forma e você começa a se questionar se fez a escolha certa.

Não quero dizer que casamento é só coisa ruim, de jeito algum, apenas pretendo frisar que conviver com outra pessoa requer maturidade, troca, disposição para abrir mão de certas coisas, paciência, tolerância, aceitação das diferenças, colocar-se no lugar do outro sempre, apoio mútuo, enfim, é uma oportunidade única de crescimento pessoal se ambos estiverem dispostos a isso.

Agora, se mesmo estando disposto e amando o cônjuge já é difícil passar por certas situações e colocar em prática tudo isso, imagine no casamento onde não há amor, onde tudo o que se almeja é o dinheiro do outro e as vantagens que este pode lhe proporcionar? Como será passar por dificuldades no relacionamento? Aonde ficará a paciência e a disposição em resolver possíveis conflitos numa boa, se não há o afeto que permeia a relação? E os filhos como serão criados? Que modelo de relação lhes será passado?

Direcionar sua vida em função do dinheiro pode lhe trazer terríveis conseqüências, a começar por não vivenciar uma relação saudável pautada no amor com alguém ao seu lado, estando fadada à miséria emocional, à não realização afetiva, e não aprendendo a lidar com situações de frustração ou falta, já que essa relação deve ser sempre "perfeita" para que o casal permaneça junto - não há espaço para a dificuldade financeira, qualquer passo em falso coloca tudo a perder, além de não existir interesse e investimento no aprofundamento da relação conjugal; ninguém pode falhar, qualquer situação que saia do previsto pode assumir proporções enormes, já que não há a aceitação do outro pelo que ele "é", e sim pelo que ele "tem".

Há pessoas que arriscam-se a mudar de país, acompanhando um marido estrangeiro que mal conhece, indo atrás da sedução de uma vida financeira farta em um país mais desenvolvido (dá status morar fora...), correndo o risco de isolarem-se nesses lugares desconhecidos, estando sempre à sombra de alguém, sofrendo o isolamento imposto por estarem longe dos amigos e familiares. Em muitos casos a solidão não suporta o novo estilo de vida. Finalmente, diria que se você pretende casar-se por interesse, que este seja por sua felicidade, por sua realização como pessoa, como ser humano, por querer crescer e experimentar um novo modo de dividir as coisas com alguém especial ao seu lado. Pois sabemos muito bem que o dinheiro ajuda bastante, mas não garante a felicidade de ninguém!

Marina Vasconcellos é psicóloga graduada pela PUC SP, com especialização em Psicodrama Terapêutico pelo Instituto Sedes Sapientiae, Psicodramatista Didata pela Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP) e Terapeuta Familiar e de Casal pela UNIFESP

Dra Marina
Especialidade: Psicoterapeuta



Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!

Uma lição que deve ser revisada todos os dias

É você quem escolhe os caminhos que resultarão em vitória ou derrota
Por:

Fernando
Especialidade: Bem-estar

 

 

Muitas vezes quando não conseguimos obter os resultados conforme havíamos planejado, nossa primeira reação é a raiva. A culpa nunca é nossa e tratamos logo de nomear os culpados. Alegamos que nos dedicamos o máximo, fizemos tudo que era possível e nossos planos não deram certo. Portanto a culpa é sempre do outro (a).

Creio que essa seja uma reação natural do ser humano, até porque retransmitir a responsabilidade é sempre mais fácil do que aceitar o próprio erro ou as circunstâncias da vida.

Muitas vezes, estamos mais preocupados com o futuro, com os méritos da conquista e esquecemos-nos do presente, esquecemos que o futuro é construído no
presente. Esquecemos que planejar é algo muito diferente de fazer acontecer, pois, deixamos de lado a realização e passamos a acreditar apenas no sonho. E ninguém vive só de sonho.

Precisamos aprender a planejar e agir, e aceitar que o mundo e as pessoas não estão sob o nosso


controle. Existem pessoas diferentes, vivendo momentos diferentes, e temos que entender que por mais que a gente se dedique para a conquista de algo, aquele pode não ser o momento certo.

Acredito que nesses momentos de desilusão, precisamos parar e pensar, pensar muito, se erramos ou não. Se tivermos errado, devemos assumir o erro para não cometê-lo novamente. Caso não tenhamos errado, procurar entender o que aconteceu, e não deixar-se abater pelo momento. Afinal mágoa e rancor só aumentam ainda mais o sofrimento.

Vocês já pararam para pensar que a dor da derrota é sempre mais intensa do que a alegria da vitória?

Fernando Carrara é publicitário, admirador da vida e de todos seus encantos e mistérios.

Para saber mais, acesse:
www.fernandocarrara.blogspot.com  



Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

O amor precisa ser vivido em todas as etapas

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver".
O seu relacionamento acabou? Por quê? Você acha que viveu ele em todas as etapas, início, meio e final? Tem certeza que não deixou nenhuma porta encostada, nenhuma etapa para trás?
Nada é mais perigoso do que sair de um relacionamento e deixar uma porta encostada. Ela não está aberta para você entrar novamente e não está fechada definitivamente para que você consiga seguir sua vida tendo força para abrir novas portas.
Portas encostadas são obras de amores mal resolvidos, que por um ou outro motivo deixaram suas marcas. São como feridas em cicatrização, a dor não é insuportável, mas é constante, incomoda, perturba.
Uma porta encostada nunca se fechará sozinha, não existe tempo para isso. Para ela se fechar, ela precisa da sua ajuda. Só o seu empurrão pode fechá-la. E para se fechar a porta de um amor mal resolvido, ele tem que ser vivido em sua totalidade. É preciso passar por todas as etapas, atração, paixão, amor, convivência, amizade, brigas e fim. Este trajeto do amor pode ser percorrido em algumas semanas ou durar muito tempo, mas é importante que o ciclo se feche. Caso isso não aconteça, ficarão as fantasias, as idealizações e a persistência, mesmo tendo plena consciência de como essa relação faz mal.
É o fechamento da porta que libera a gente para ser feliz novamente.
Quando você termina um relacionamento antes do ciclo se completar, você simplesmente deixa inúmeros sentimentos e vontades de lado, como se isso nunca tivesse existido.
Mas como você pode deixar tudo isso de lado?
Não, você não pode. Você pode simplesmente esconder no inconsciente. Assim, na superfície você pode se tornar amoroso, mas lá no fundo o tumulto está escondido. Mais cedo ou mais tarde, em um momento de carência ou dúvida esse sentimento vai se manifestar e você irá sofrer com esses altos e baixos.
Por isso eu digo, um relacionamento não precisa ser eterno, mas ele precisa ser total. A sua totalidade, trás a liberdade de sentimento, que é o mais importante anseio do homem. Consiga tudo, mas se você não for livre, ficará sempre uma dor.
Se você "deve algo" ao seu antigo namorado, marido, caso, dedique um tempo a resolver isso. Nunca "esteja em débito" com algo que lhe faz mal. Coloque um fim, e bata essa porta definitivamente

Não viva tentando se enganar, mentindo para você mesmo. Aquele que mente, vive em mentiras e atrai mentiras. E as pessoas só conseguem estar conectadas com a existência através da verdade.
Não existe nada de errado em assumir a sua verdade, em assumir que o seu relacionamento deixou marcas que precisam ser resolvidas.

Não deixe que o ego fale mais alto. Você sabe que o sentimento existe, que a porta está encostada.
Na maioria das vezes você não precisa nem estar junto da pessoa para fechar essa porta, basta assumir, encarar, falar dos seus sentimentos.
Você só precisa assumir que está neste estado temporariamente, e logo ele mudará, basta você perder o medo de falar dele, de pensar nele. Não trate isso como um segredo. Trate isso como um compromisso que precisa ser resolvido, e não prorogue nem mais 1 dia.
Desmistifique-o, liberte seus sentimentos, assuma os riscos e seja feliz. Fale das suas dúvidas, dos seus sentimentos com alguém que você confia, eleja um amigo, alguém que realmente goste de você, e se abra. Quanto mais tempo você guardar esse sentimento só para você, mais perdida e sem saída você ficará.
A vida é generosa, outras portas se abrirão assim que você fechar essa. E a vida enriquece quem se arrisca. Ela privilegia quem descobre seus segredos. Mas a vida também pode ser dura e cruel. Se você não ultrapassar a porta encostada, terá sempre a mesma porta pela frente.
É a repetição perante a criação, é a estagnação da vida. Entenda de uma vez que as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
Fernando Carrara é publicitário, sócio diretor da assessoria de comunicação F.Carrara. É apaixonado por música e esporte. Admirador da vida e de todos seus encantos e mistérios. Para saber mais, acesse: http://www.fernandocarrara.blogspot.com/

Mulheres inteligentes enfrentam maior dificuldade para casar

Probabilidades de se casar cai em até 40% para a mulher que tem curso superior, diz estudo

Um estudo realizado por cientistas britânicos e publicado no jornal diário Sunday Times sugere que mulheres inteligentes enfrentam maiores dificuldades para encontrar um marido. A pesquisa aconteceu com 900 voluntários, de ambos os sexos, cujo Q.I. foi analisado desde os 11 anos de idade.



De acordo com os pesquisadores, os resultados comprovam que as probabilidades de se casar cai em até 40% para a mulher que tem grau de escolaridade com curso superior. A pesquisa aponta que as mulheres buscam homens inteligentes na hora de escolher um marido, já que aqueles mais inteligentes apresentam 39% a mais de chances de conseguir uma esposa, enquanto os homens fogem das mulheres com Q.I muito elevado.


Os cientistas afirmam que algumas questões explicam esse resultado. O fato de os homens preferirem mulheres que se assemelhem com suas mães, que ofereçam mais apoio familiar. Além disso, o gasto de tempo que a mulheres direcionam aos estudos, pode dificultar a procura por um grande amor e aumentar as dificuldades delas se casarem.

SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA

Saiba quais são as causas de sangue nas fezes.
SANGUE NAS FEZES - HEMORRAGIA DIGESTIVA

A presença de sangue nas fezes, seja vivo ou digerido, sempre causa grande apreensão ao paciente e seus familiares.

Existem várias causas para hemorragia digestiva e vários tipos de apresentação para fezes com sangue.

Vamos primeiro conhecer as definições:

- Hemorragia digestiva alta: Todo sangramento que ocorre no trato gastrointestinal acima do duodeno, ou seja, esôfago, estômago e o próprio duodeno.

- Hemorragia digestiva baixa: Todo sangramento que ocorre no trato gastrointestinal após o duodeno, ou seja, intestino delgado, grosso, reto e ânus.

A presença de sangue nas fezes pode se apresentar de várias maneiras. Fezes com sangue vivo normalmente indicam hemorragia digestiva baixa, enquanto que fezes escuras, com sangue digerido, são em geral, devido a hemorragia digestiva alta.

Fezes com sangue digerido recebem o nome de melena. São negras, pastosas, semelhante a piche (Brasil) ou alcatrão (Portugal) e com odor muito forte. Às vezes apresentam raias de sangue não digerido ao redor.

A hemorragia digestiva pode ser óbvia ou oculta. Muitas vezes a quantidade de sangue perdido é pequena e se mistura com as fezes, passando despercebida pelo paciente. Apesar do volume ser pequeno, o fato de ser constante leva à anemia, que muitas vezes é a única pista de um sangramento digestivo (leia: O QUE É ANEMIA ? )

A presença de sangue nas fezes, perceptível ou não, pode significar uma gama de patologias, das mais simples como hemorróidas, até as mais graves como câncer de intestino. Vamos falar das mais comuns:

1.) Úlcera gástrica ou duodenal

As úlceras gástricas ou duodenais são causadas principalmente pelo uso crônico de antiinflamatórios (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS) e/ou
infecções pelo H. pylori (leia: Como e quando tratar o H.Pylori (Helicobacter pylori).

Como ocorrem na parte alta do trato digestivo, costumam se apresentar como melena. Porém, a quantidade de sangue perdido pode ser tão grande que não há tempo para digeri-lo, levando a evacuação de sangue vivo.

O sangramento por uma úlcera pode ser pequeno o suficiente para o doente não reparar alterações nas fezes, caindo naquele grupo que apresenta anemia sem sangramento evidente. Pode também se apresentar com sangramento vultuoso, inclusive com vômitos sanguinolentos.

2.) Diverticulose

Divertículo é uma protusão da parede do intestino. São pequenos sacos, semelhantes a dedos de luvas, que ocorrem principalmente na parede do cólon por enfraquecimento da musculatura do mesmo. É muito comum após os 60 anos e normalmente são múltiplos ao longo do intestino grosso.

São lesões benignas mas que podem sangrar ou inflamar se ficarem obstruídos por fezes.
Divertículos - HEMORRAGIA DIGESTIVA

Reparem na foto de um divertículo em uma colonoscopia. A foto da direita é a imagem ampliada. Reparem como os vasos sanguíneos ficam expostos quando ocorre essa protusão da parede.

Divertículos - HEMORRAGIA DIGESTIVA

Os divertículos costumam causar sangramentos indolores, vivos e volumosos. É das principais causas de sangramento vultuoso em idosos.

3.) Câncer

Aproximadamente 10% das hemorragias digestivas em pessoas acima dos 50 anos são secundárias a tumores do intestino. Os sangramentos tumorais costumam ser de pequena quantidade e também podem passar despercebidos.

Alguns sinais podem indicar um maior risco de sangramento neoplásico: fezes em fita, ou seja, com diâmetro pequeno, alterações dos hábitos intestinais como constipação intestinal de início recente, emagrecimento associado a anemia em doentes idosos, etc...

4.) Inflamação intestinal

Qualquer doença que cause inflamação nos intestinos pode levar a sangramento nas fezes. Isto vale desde intoxicações alimentares com diarréia sanguinolenta (leia: DIARRÉIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO) até as chamadas doenças inflamatórias intestinais que compreendem a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Nestes casos o sangramento normalmente vem acompanhado de diarréia de grande intensidade e febre.

5.) Angiodisplasia

São dilatações e enfraquecimento da parede dos vasos da mucosa do intestino, que por ficarem mais expostos e mais frágeis, rompem-se com mais facilidade.

A angiodisplasia é mais comum após os 60 anos e pode causar desde sangramentos volumosos até um quadro assintomático, onde o paciente não apresenta nenhuma perda sanguínea e sequer suspeita que possua alguma alteração.

6.) Sangramentos retais de pequena quantidade.

Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou mesmo sangramentos detectáveis somente a passagem do papel higiênico são muito comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna.

As principais causas são:

- Hemorróidas (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DAS HEMORRÓIDAS)

- Fissuras anais

- Pólipos

- Proctites

- Úlceras no reto

- Câncer

As 2 mais comuns são Hemorróidas e fissuras anais. A primeira se manifesta como sangramentos de pequena quantidade que envolvem o final das fezes, através de pingos de sangue que ocorrem após a evacuação ou manchas de sangue no papel higiênico após a limpeza do ânus. A hemorróida quando grande pode ser facilmente vista pelo próprio paciente.

Estou preparando um texto somente sobre hemorróidas, onde explicarei a doença com mais detalhes.

A fissura anal normalmente causa sangramentos associado a evacuação, que costuma ser bastante dolorosa. A distinção entre hemorróidas e fissura é facilmente feita pelo exame físico.

Apesar do pequeno volume, esses pequenos sangramentos retais quando ocorrem de forma crônica podem levar a anemia.

A investigação das hemorragias digestivas é normalmente feita com um método endoscópico. A colonoscopia para sangramentos no cólon e a endoscopia digestiva alta para sangramentos no esôfago, estômago e duodeno.
....................................................................
Leia também:
- SINTOMAS E TRATAMENTO DAS HEMORRÓIDAS
- DIARRÉIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO
- CÂNCER (CANCRO) - SINTOMAS E DEFINIÇÕES
- O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE ?
- Como e quando tratar o H.Pylori (Helicobacter pylori)
- O QUE É ANEMIA ?
- AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTIINFLAMATÓRIOS
......................................................................



Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

alimentosaudO nutricionista e psicólogo americano Jonny Bowden esteve no ano passado no Brasil para lançar o livro "As Refeições mais Saudáveis do Mundo". Com doutorado em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural, ele se dedica há mais de duas décadas à pesquisa dos alimentos e aqui enumera quais são os dez mais saudáveis do mundo e que deveriam fazer parte do nosso cardápio diário. 

alimentosardinha

A Sardinha - É rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de "comida saudável em lata" por Bowden, que aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite, quando não puderem ser consumidas frescas.

Elas costumavam nadar em grandes cardumes pelos mares da Sardenha, ilha localizada no Mediterrâneo — daí seu nome. Aventureiras, navegaram quilômetros até disseminar populações de sua espécie pelos vários oceanos do mundo . Ao longo de sua missão desbravadora, vieram parar nas águas — e no prato — dos brasileiros, formando a família Sardinella brasiliensis, a típica iguaria nacional. Por ser tão comum e ter um baixíssimo custo, nem todo mundo se dá conta de que a sardinha esconde uma riqueza inestimável.

"Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância", garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Muita gente pode estranhar, já que o ômega-3, ácido graxo lotado de vantagens para a saúde, é típico de peixes de águas gélidas e profundas. "Essas espécies precisam da gordura para evitar que congelem nessas águas", justifica o químico e cientista de alimentos Jesuí Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. Por que, então, a sardinha, que aprecia temperaturas amenas, seria tão rica no ácido graxo? "Por ser migratória e se movimentar muito, ela armazena a gordura como reserva energética", responde a pesquisadora e doutora em nutrição Cristiane Neiva, do Instituto de Pesca de Santos, no litoral paulista. "Sem contar que também se alimenta de algas ricas em ômega-3", completa.

A sardinha não só contém ômega- 3 como fornece o ácido graxo em suas melhores variantes: o eicosapentaenóico, conhecido como EPA, e o docosahexaenóico, o DHA. A título de comparação, vegetais como a linhaça fornecem a gordura como ácido alfalinolênico. "Essa substância é convertida em EPA e DHA graças a enzimas no nosso organismo", explica Jorge Mancini, especialista em tecnologia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Mas essas enzimas nem sempre dão conta do recado, especialmente no caso de idosos. "E isso compromete o aproveitamento da tal gordura", conclui Mancini. Já a sardinha se alimenta de algas ricas no ácido alfalinolênico. Assim, a pequena notável se encarrega de transformá- lo na dupla benéfica, que fica pronta para ser absorvida por qualquer um, em qualquer situação.

"No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios", explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Dessa forma, ajudam na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega-3 em diversos peixes da costa brasileira. E adivinhe... "A sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum", confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.

Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos. Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio. Duas ou três vezes por semana é o suficiente. A versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. Só repare em um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate. "Evite a primeira opção. Ela é fonte de ômega-6, gordura típica da alimentação ocidental e que, em excesso, provoca inflamações", orienta Cukier. Diante de tantos benefícios, é hora de investir em seus dotes culinários, abusar da criatividade e servir a sardinha à mesa. Vale assada, ensopada ou recheada;
 

 

alimentosrepolhoO Repolho - As folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo. O repolho é um vegetal da mesma família da couve. Possui cor verde e é composto de várias folhas sobrepostas em formato arredondado. É um alimento rico em fibras, porém seu consumo pode causar flatulências e, em algumas pessoas, dores abdominais. Existem cinco tipos de repolho: roxo, liso, crespo, chinês e o repolho-de-bruxelas. Contém poucas calorias (apenas 18 por 100 gramas). É consumido cru (cortado em tiras) ou refogado. Embora encontrado em todos os meses do ano, o período de safra ocorre entre os meses de setembro a novembro. Possui boa quantidade de vitamina C e sais minerais (potássio, cálcio e fósforo).

O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de  afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias. O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700. Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer. O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas. O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos. O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.

 

alimentosbeterrabaFolha de beterraba  - Geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

 

alimentoacaiAçaí - Em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou. Estudos bioquímicos e tecnólogos sobre o Açaí (Euterpe Oleracea) realizados pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará em seu Departamento de Engenharia Química, e pela Unidade de Bioquímica de Nutrição da Universidade Católica de LOUVAIN (Bélgica) chegaram à seguinte conclusão:

1º) O Açaí é um alimento de base importante. A riqueza em LIPÍDIOS dá ao seu suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.
2º) Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
3º) Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
4º) Tem um teor considerável de PROTEÍNAS.
5º) Os Teores de POTÁSSIO e CÁLCIO são elevados, o que faz do Açaí um alimento bastante completo.
6º) Contém ainda VITAMINA B1 e elevado teor de pigmentos ANTOCIANINAS (cor roxa violeta) que são também ANTIOXIDANTES, favorecendo a melhor circulação do sangue.

A fruta é pequenininha, arredondada e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.

Para se obter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde o "debuio" (que é como se diz lá, para o trabalho de tirar os frutos do cacho) até o processamento. Quem diz isso é o Prof. Hervé Rogez, engenheiro químico, cientista e pesquisador da Universidade Federal do Pará, o "Papa" do assunto e fanático tomador de açaí.

O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

Além de ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mal funcionamento do aparelho digestivo. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas pa ra a castanha-do-pará.

A palmeira do açaí nasce em touceiras com cerca de 6 troncos, que são ligeiramente curvos. Cada tronco apresenta até quatro cachos, onde nascem os frutos. É uma planta que prefere os terrenos alagados e áreas úmidas. Por isso sua ocorrência é mais freqüente nas margens dos rios, como o Amazonas.

Como floresce e frutifica o ano todo, é possível encontrar na mesma árvore, diferentes estágios de maturação, desde flores até frutos maduros. Dessa árvore, que chega a 30 m. de altura e tem nome e sobrenome (Euterpe oleracea Mart.) aproveita-se tudo. As folhas são usadas para cobertura de casas; a madeira é usada em construções rústicas; as fibras das folhas para tecer chapéus, esteiras e ''rasas'', cestas utilizadas como medida-padrão no transporte e comércio da fruta; os cachos secos são aproveitados como vassouras.

Alimento básico das populações ribeirinhas da Amazônia, a fruta ganha mercado nas demais regiões brasileiras, em função de suas qualidades nutritivas Ribeirinhos expõem paneiros carregados de açaí no trapiche da Casa Cajubinha, em Muaná, Marajó Indivíduo não tem medo da boiúna, a senhora de todas as águas que, assumindo forma de cobra ou de embarcações, afunda barcos e engole os náufragos nos rios e igarapés da Amazônia, atemorizando as populações ribeirinhas.

Ele a respeita mais que as deidades da floresta, mas não teme um confronto com o monstro, cuja jurisdição assombrosa cobre mais de 3 milhões de quilômetros quadrados de área, correspondente à imensa malha líquida tecida pelos grandes rios do norte do país e seus afluentes.

O que tiver que ser, será", diz, fatalista, embora admita algumas precauções para evitá-lo. Pede, por exemplo, permissão para encostar seu barco, o Deus Proverá, de 78 cavalos de força e 3 toneladas de capacidade de carga, quando, vencido pelo cansaço, vê-se obrigado a pernoitar à margem de algum igarapé, igapó (mata de várzea coberta com água) ou furo (comunicação natural entre dois rios ou um rio e um lago, transitável em época de cheia) do sul da ilha de Marajó, PA, um dos maiores santuários do planeta, com 50 mil quilômetros quadrados, onde vive.

Batizado Orlando de Nazaré Pereira, Indivíduo afirma que só tem medo do sono que, às vezes, chega sorrateiro como a cobra, colocando sua vida em perigo. Caboclo ribeirinho de 27 anos, nascido no estirão da Bela Vista, em Muaná, município de 23 mil habitantes (70% dos quais vivem na zona rural), ele é um dos milhares de paraenses que, como seus irmãos Wilson, o Animal, e Raimundo, o Diquinho, ganham a vida coletando, transportando ou vendendo açaí, uma frutinha arredondada, de cor predominantemente roxa, quase preta, típica do estado.

 

alimentogoiabaGoiaba - Rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.

Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.

É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles que possuem aparelho digestivo delicado, ou que tenham problemas intestinais (diarréias, estomatites).

Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções da boca e garganta, ou para lavagens de úlceras e irritações vaginais.

De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C.

Para conservar goiabas, o melhor é limpá-las e guardá-las na geladeira, pois se estragam com facilidade. Quando não são consumidas logo, começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer deliciosos doces. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.

Seu período de safra vai de janeiro a maio. Cem gramas de goiaba fornecem 69 calorias.

 

alimentocerejaCereja fresca - Tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas. Cereja é o fruto da cerejeira, planta originária da Ásia, que deve ser cultivada em regiões frias. A cereja é um fruto pequeno, com 2 cm aproximadamente, arredondado, de cor vermelha, polpa macia e suculenta. Existem muitas variedades da fruta, todas contendo vitamina A, cálcio e fósforo.  As árvores que não produzem fruto são cultivadas como planta ornamental no Japão.  A cereja pode ser consumida ao natural, como sobremesa. É usada na preparação de conservas, compotas, bebidas como o cherry e o kirsh. Ao natural a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Dá um toque de elegância na decoração de doces, sorvetes, coquetéis.

No Brasil, não há consumo in natura da cereja, uma vez que toda a fruta consumida é importada na forma industrializada.

É fonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Pode ser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia e suculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem mais firme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas.

É alcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, e eficaz contra a arteriosclerose.

 


almentochocolateChocolate meio-amargo - Rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo. O chocolate meio amargo aumenta os níveis de antioxidantes no sangue, capazes de proteger o corpo de doenças cardíacas e até câncer. No estudo da Universidade de Glasgow e do Instituto Nacional para Pesquisa de Alimentos e Nutrição da Itália, os antioxidantes aumentaram 20% após a ingestão de 100 gramas de chocolate meio amargo nos 12 voluntários, em comparação com o chocolate ao leite. Isso porque o leite interfere na capacidade de absorção dos antioxidantes e pode neutralizar os benefícios.

Uma quantidade maior de antioxidantes reduz a taxa de radicais livres na corrente sanguínea, cuja concentração é ligada a doenças cardiovasculares e alguns tumores.

Entretanto, há de se ter cuidado na ingestão do chocolate, devido a grande quantidade de gorduras saturadas presentes no alimento, que contribuem para o aumento dos níveis de colesterol e os riscos de doenças cardíacas. Mais de um pequeno pedaço de chocolate por dia pode não trazer benefícios, só quilos.

Essa descoberta aumenta a possibilidade de que os laticínios afetem os benefícios de outros alimentos, como o chá e as frutas, que, acredita-se, também possui efeitos antioxidantes. Os pesquisadores solicitam que futuros estudos sobre o impacto desses alimentos na saúde levem em consideração os resultados dessa pesquisa.

Estudo publicado recentemente sugere que o consumo de chocolate meio-amargo pode ajudar na redução do colesterol.

Uma pesquisa das universidades de L'Aquila, na Itália, e Tufts, em Boston, que foi publicada na revista científica Journal of Nutrition concluiu que a ingestão de alguns gramas de chocolate meio-amargo enriquecido por dia, durante 2 semanas, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Segundo os estudiosos a ação benéfica vem de compostos chamados flavonóides presentes no cacau, principal ingrediente do chocolate. Acredita-se que os flavonóides aumentam a produção de óxido nítrico, substância que relaxa e dilata as artérias.

A pesquisa foi desenvolvida com a ajuda de 19 participantes, 11 homens e 8 mulheres, sendo que todos apresentavam problemas de pressão alta e resistência à insulina.

As pessoas foram divididas em dois grupos, os que comeram100 gramas de chocolate meio-amargo diariamente durante 2 semanas tiveram uma queda na pressão sanguínea.

O outro consumiu 100 gramas de chocolate branco durante o mesmo período, mas seus participantes não apresentaram melhoras quanto a pressão arterial.

Outros estudos já haviam mostrado os benefícios do chocolate para o coração. O que essa pesquisa traz de inovador é a demonstração de que esses benefícios acontecem já a curto prazo.

Os cientistas alertam que a dieta sugerida envolve apenas chocolates enriquecidos,

 

alimentooleoginosaFrutas oleaginosas - São as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.  As frutas oleaginosas – nozes, avelãs, amêndoas, castanha do Pará, entre outros – estão sendo cada vez mais valorizadas pelo seu papel de nutrir e prevenir doenças com as cardiovasculares.  Na sua composição há um tipo de gordura saudável, as do tipo insaturadas como ácidos graxos monoinsaturadas e poliinsaturadas que são responsáveis pelos efeitos benéficos desses alimentos como diminuição do LDL- colesterol (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo, assim, doenças cardiovasculares.

O LDL-colesterol aumentado no sangue provoca um aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, impedindo a passagem do fluxo sanguíneo.

Essa condição caracteriza uma doença chamada de aterosclerose. Já o HDL-colesterol tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado, por isso é conhecido como bom colesterol.
 
Outros fatores benéficos estão relacionados às frutas oleaginosas, como a amêndoa, por exemplo. Segundo estudo do International Journal of Obesity, a amêndoa está ligada a uma melhora no perfil de eliminação de peso. De acordo com este estudo, dois grupos tiveram uma dieta com baixas calorias, um grupo de pessoas com dieta rica em carboidratos complexos e outro grupo de pessoas com uma dieta rica em amêndoas.
Este último grupo, comparado com o primeiro, obteve uma perda de peso mais efetiva, além de ter uma maior diminuição na circunferência de cintura e gordura total. Isso indica que incluir amêndoas em um plano alimentar de emagrecimento tem como resultado uma melhor qualidade na eliminação de peso.

É claro que o segredo está na quantidade, já que a amêndoa,  como todas as outras frutas oleaginosas são ricas em calorias.  Uma quantidade equivalente a 85g por dia é suficiente para a realização desses efeitos e para não prejudicar o emagrecimento,  se bem adequada a um plano alimentar específico.

Sem falar nos nutrientes que você estará acrescentando na sua alimentação, como proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio, além das gorduras insaturadas.


alimentocanelaCanela  - Ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

A canela é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, "cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". Mais tarde, recebeu o nome hebreu "quinnamon", que evoluiu para o grego "kinnamon".

A canela era a especiaria mais procurada na Europa e seu comércio era muito lucrativo. O monopólio do comércio da canela esteve nas mãos dos portugueses no século XVI, passou para os holandeses, com a Companhia das Índias Orientais, quando esses expulsaram em 1656 os portugueses do Ceilão, e depois, passou para as mãos dos ingleses, a partir de 1796, quando esses ocuparam essa ilha.

As canelas são algumas das espécies mais antigas conhecidas pela humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia (Cinnamomum cassia), chamada de falsa-canela e conhecida como canela-da-China, também têm importância econômica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Considerada símbolo da sabedoria, a canela foi usada na Antigüidade pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho e com fins religiosos na Índia e na China. Entre as muitas histórias da canela, conta-se que o imperador Nero depois de matar com um pontapé sua esposa Popea, tomado de remorsos ordenou a construção de uma enorme pira para cremá-la. Nessa pira foi queimada uma quantidade de canela suficiente para o consumo, durante 1 ano, de toda a cidade de Roma! Mesmo sem a importância que teve no passado e não sendo mais motivo de lutas entre os povos, a canela continua indispensável, como tempero na culinária moderna.

A Cinnamomum zeylanicum cresce bem em solo brasileiro, onde já foi bem cultivada no passado, tendo sido introduzida pelos jesuítas. A canela é mencionada até em passagens bíblicas. No Livro dos Provérbios da Sagrada Escritura, por muitos atribuído a Salomão, no versículo "As Seduções da Adúltera", é feita a seguinte referência à canela:

"Adornei a minha cama com cobertas, com colchas bordadas de linho do Egipto.
Perfumei o meu leito com mirra, alóes e cinamomo ...
Vem ! Embriaguemo-nos de amor até ao amanhecer,
Porque o meu marido não está em casa;
Que o teu coração não se deixe arrastar pelos caminhos dessa mulher,
A sua casa é o caminho para a sepultura,
Que conduz à mansão da morte".

Simbolicamente, a canela é uma especiaria ligada ao amor, sendo empregada muitas vezes como ingrediente para perfumes mágicos e poções para conquistar a pessoa amada. Há quem acredite que ela atrai o sucesso nos negócios, trazendo sorte e determinação para a resolução de problemas.

Ficha da planta

Família: Lauráceas

Origem: Ceilão, Birmânia, Índia

Outros nomes populares: caneleira, caneleira-da-índia, caneleira-de-ceilão, cinamomo e pau-canela.
Outros Idiomas: cinnamomi (latim), cinnamon (inglês), canela (espanhol), cannelle (francês), cannella (italiano) e zimt (alemão).

Características: A caneleira é uma árvore que requer cerca de 1.300 mm de chuva por ano e temperatura média anual de superior a 21° C. A casca dos ramos é comercializada em rama (pau), raspas e pó. A caneleira é utilizada na culinária e na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes e sabonetes. Outras espécies do gênero Cinnamomum e Cassia também produzem canela. A canela é uma árvore de ciclo perene e que atinge até 8 a 9 metros de altura. O tronco alcança cerca de 35 centímetros de diâmetro.

As folhas são coriáceas, lanceoladas, com nervuras na base, brilhantes e lisas na parte superior e verde-claras e finamente reticuladas na parte inferior. As flores são de coloração amarela ou esverdeada, numerosas e bem pequenas, agrupadas em cachos ramificados.

Composição Química: acetato de eugenol, ácido cinâmico, açúcares, aldeído benzênico, aldeído cinâmico, aldeído cumínico, benzonato de benzil, cimeno, cineol, elegeno, eugenol, felandreno, furol, goma, linalol, metilacetona, mucilagem, oxalato de cálcio, pineno, resina, sacarose, tanino e vanilina. Partes Usadas: Óleo essencial e casca desidratada.

Propriedades Medicinais: Adstringente, afrodisíaca, anti-séptica, aperiente, aromática, carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica e vasodilatadora.

 
alimentosementeSemente de abóbora - É uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que  estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras. A abóbora é uma planta da família das Cucurbitáceas, de caule rasteiro ou trepador. Algumas variedades são oriundas do Oriente Médio e Américas, mas atualmente é cultivada no mundo inteiro. Planta própria de climas quentes, requer temperaturas entre 20 a 27ºC para seu cultivo e produtividade. É sensível ao frio abaixo de 10ºC e geadas. Várias espécies do gênero Cucurbita são conhecidas como abóboras. A Cucurbita maxima (abóbora-moranga ou jerimum) é originária do Peru e chegou à Europa depois da conquista espanhola em 1532. A Moranga exportação (fruto com casca alaranjada e polpa amarela) e a Moranga Coroa IAC (fruto com casca cinzenta e polpa amarela) são variedades bastante comerciais. Também conhecidas como abóboras são a Cucurbita moschata, que pode ter-se originado no México, mas presente há 5.000 anos nas Américas do Sul e Norte, e a Cucurbita pepo que é mexicana de origem, e cresce na América do Norte meridional há mais de 8.000 anos, chamada de abóbora-porqueira ou abobrinha verde. 

O uso de sementes de abóbora na medicina chinesa data do século XVII, com relatos no combate de parasitas intestinais. As sementes são retiradas dos frutos completamente maduros e postas para secar rapidamente ao sol. Contém de 44 a 50% de fração oleosa (rica em ácidos graxos mono e poliinsaturados), elevado teor de fibras (23-27%) em relação às demais sementes, albuminas (proteínas – 37-40%), a cucurbitacina (um glicosídeo resinoso), sais minerais, especialmente zinco, magnésio e potássio, vitaminas do complexo B, sais do ácido fólico (folatos) e outras substâncias ainda desconhecidas.

A riqueza em cucurbitacina, substância que lhe dá a classificação botânica, confere à semente de abóbora reconhecida propriedade antiinflamatória, principalmente nas doenças da próstata e do sistema urinário. Cozida em água é uma boa indicação para o tratamento da bronquite. Além de ser um ótimo vermífugo para adultos e crianças.

O psicólogo Jonny Bowden (Doutorado em nutrição pela Universidade Clayton/EUA pela Saúde Natural), que se dedica à pesquisa dos alimentos há duas décadas, fez em 2008 uma lista dos 10 alimentos para os quais damos pouca atenção, mas que deveriam fazer parte da alimentação diária (*). O oitavo da lista são as frutas oleaginosas e o décimo da lista, reforçando, é a semente de abóbora, por ser uma boa fonte de magnésio, que segundo estudos franceses, homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices.

Com tais características, a abóbora e sua semente são alimentos de interesse nutricional para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas em convalescença e todos que desejam melhor desempenho de memória e inteligência.

As sementes são mais terapêuticas se consumidas frescas e cruas, com ou sem casca. Melhor ainda se deixadas de molho durante a noite e batidas num suco ou vitamina pela manhã. A semente de abóbora torrada e salgada, como normalmente comercializada, não apresenta o mesmo valor terapêutico descrito a seguir.

Rica em ácidos graxos monoinsaturados, pesquisas têm comprovado que o óleo contido nas sementes de abóbora apresenta resultados benéficos no tratamento de problemas da vesícula (congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia).

Coração

O óleo contido na semente da abóbora é comparável ao azeite de oliva, quanto ao seu elevado teor de ácidos graxos monoinsaturados, já reconhecidos como benéficos ao sistema cardiovascular. Estudos revelam que o seu consumo diário tem efeito redutor das taxas de colesterol e triglicérides. As vitaminas A, B1, B2, E, Niacina, Ácido fólico, e os minerais magnésio, zinco, ferro, cobre, potássio, manganês, cálcio e selênio complementam este pacote alquímico que promove saúde ao coração.

Pressão sanguínea

Aposte na semente de abóbora para prevenir e tratar hipertensão arterial. Rica em potássio (919 miligramas), este mineral cumpre importante função no controle da pressão arterial. Homens e mulheres precisam consumir cerca de 2.000 miligramas de potássio/dia.

Prisão de Ventre

A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre. Mas não esqueça que: 1) a semente crua é muito mais benéfica que a torrada e, 2) o aumento do consumo de fibras deve ser acompanhado pelo adequado consumo de líquidos: água, sucos e alimentos crus.

Pele, cabelo e olhos

Rica em vitamina E (3,910 miligramas), uma vitamina de reconhecida ação antioxidante, o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce, não só da pele, como das células de todo o organismo. A dose recomendada para homens e mulheres é de 15 miligramas/dia.

Rica em vitamina A (6,2 microgramas), previne doenças como a degeneração macular. Vale um lembrete: mulheres precisam de 700 microgramas/dia, enquanto os homens precisam de 900 microgramas/dia.

O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT (DiHidroTestosterona), que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Próstata

A semente de abóbora têm sido considerada um dos melhores tratamentos naturais na prevenção de problemas da próstata e trato urinário. Seus lipídios e alta concentração de zinco, melhoram a tonicidade dos músculos da bexiga, descongestionando a próstata. Ela pode ser ministrada como um coadjuvante na hipertrofia e inflamação da próstata, e também para prevenir quadros de inflamação da vesícula urinária.

Receita: cozinhe 150 gramas de sementes inteiras de abóbora (frescas e cruas, sem descascar) em 1 litro de água filtrada por 20 minutos em fogo lento. Deixe esfriar e transfira para uma garrafa ou recipiente de boca larga. Não é necessário coar, pois as sementes permanecerão no fundo, e poderão ser jogadas fora após o total resfriamento. Tome um copo desta água três vezes ao longo do dia.

Vermífugo

A abóbora está inscrita nas Farmacopéias Brasileiras I e II onde consta como parte usada a sua semente. Os autores, em geral, como Pessoa (1946:407), Youngken (1959:1105), Font Quer (1978:773), Claus & Tyler (1968:156), destacam a ação anti-helmíntica (vermífuga) das sementes de abóbora, particularmente no combate à tênia. O princípio ativo que lhe confere esta notável propriedade, são componentes ativos de caráter resinoso localizados no embrião e na membrana verde da semente: a cucurbitacina.

Alguns autores mencionam a semente crua e descascada outros a semente torrada. De qualquer forma, como se trata um tratamento de dose única, a indicação é de 100 a 150 gramas (crianças) e 200 a 250 gramas (adultos).
 

Uma curiosidade sobre usos das Abóboras e Morangas

Polpa - rica em vitaminas e sais minerais de fácil digestão é usada no preparo de doces, sopas, refogados, suflês, nhoques, pão, bolos, purês, sorvetes; compõe, bem, cozidos, feijoadas, assados. Crua, ralada, constitui saladas leves e saborosas. Crua, junto com suas sementes, resulta em desintoxicantes benéficos na redução da glicemia. Isenta de agrotóxicos, pois sua dura casca é um bloqueio natural a pragas, trata-se de um substituto, com muitas vantagens, da batata-inglesa que no Brasil é extremamente contaminada com agrotóxicos.

Folhas - cambuquira: parte muito rica da aboboreira, pouco usada na culinária. Previamente refogadas ficam deliciosas em sopas e caldos.

Flores - podem ser servidas em sucos desintoxicantes, omeletes ou à milanesa.

Sementes e brotos – elevado teor de ferro podem ser consumidas, cruas e frescas, desidratadas ou germinadas, em sucos desintoxicantes e saladas.


Fonte: matéria publicada na revista Época.



Com o Novo Internet Explorer 8 suas abas se organizam por cor. Baixe agora, é grátis!

Açaí - Potencial anticancerígeno do açaí é reforçado

Mais uma indicação do potencial anticancerígeno do açaí acaba de ser anunciada. Um grupo norte-americano publicou artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry em que descreve como os antioxidantes contidos no fruto originário da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas.

O estudo mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. "O açaí é considerado uma das mais ricas fontes de antioxidantes e esse estudo representa um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto", disse Stephen Talcott, professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade na Flórida, em comunicado da instituição.

O pesquisador ressalta que os resultados não significam que o fruto possa prevenir leucemia em humanos. "Nós trabalhamos com um modelo de cultura celular e não queremos dar falsas esperanças a ninguém. Mas os resultados encontrados até o momento são encorajadores, pois compostos que mostram boas atividades contra células cancerosas em modelos em laboratório têm potencial para oferecer efeitos benéficos no organismo humano", disse.

Talcott lembra também que estudos anteriores indicaram a capacidade de destruir células cancerosas de antioxidantes contidos em outros frutos, como uvas, goiabas e mangas. Segundo o pesquisador, ainda não se sabe muito bem quais são os efeitos dos antioxidantes em tais células no organismo humano, uma vez que fatores diversos como absorção de nutrientes, metabolismo e outros processos bioquímicos podem influenciar a atividade dessas substâncias.

O grupo de Talcott está em meio a outro estudo, com conclusão prevista para este ano, para investigar os efeitos dos antioxidantes do açaí, conhecido nos Estados Unidos como "brazilian berry", em voluntários saudáveis. A pesquisa pretende determinar como esses componentes são absorvidos pelo sangue e como eles afetam a pressão sangüínea, os níveis de colesterol e outros indicadores.

Os pesquisadores pretendem também conhecer melhor o fruto amazônico, que estimam ter pelo menos 75 componentes ainda não identificados. "Um dos motivos por que conhecemos tão pouco a respeito do açaí tem a ver com o fato de ele ser altamente perecível, sendo usado tradicionalmente logo após a colheita. Como produtos feitos a partir do fruto processado existem há poucos anos, cientistas de outros países ainda não tiverem muita oportunidade de estudá-lo", explica Talcott.

O cientista destaca ainda que muito tem se falado sobre as propriedades do açaí, mas que a maioria delas não foi comprovada cientificamente. "Estamos apenas começando a entender a complexidade do fruto e seus efeitos para a promoção da saúde", disse.

O grupo da Universidade da Flórida é um dos primeiros de fora do Brasil a estudar o açaí. O fruto é produzido pela palmeira Euterpe oleracea, planta típica de várzea
.
Dicas

Açai

A fruta é pequenininha, arredondada e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.

O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva
Forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas e cereais, o que não é bem visto pelos habitantes da região Norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.
Aproveite esse calor para se refrescar com uma deliciosa taça de açai.

Salada de Pacu Seco

Ingredientes

500g de Pacu Seco Dessalgado 400g de feijão branco 1 cebola média picada 2 ovos cozido e picado Sal Cheiro verde picado 5 colheres (sopa) de azeite.

Modo de Preparo

Cozinhe o feijão branco na panela de pressão, em água com sal, durante 15 minutos. Retire-o e reserve. Limpe o peixe com limão, corte-o em pedaços e cozinhe por 10 minutos ou até o peixe ficar macio. Em uma travessa misture o feijão branco, o peixe, os ovos e tempere com sal, cheiro verde, azeite e cebola. Sirva em seguida.


Dicas Práticas

Bolo queimado
Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere: passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta

Fritura
Durante o preparo de frituras, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre. Isso impedirá que a massa absorva muita gordura.


Banana Frita sem Gordura
Antes de fritar a banana, passe-a em farinha de trigo. Assim ela não fica encharcada na gordura


Cheiro de Fritura
Frituras deixam um cheiro desagradável que fica impregnado na cozinha. Para remediar, coloque meia colher (chá) de canela em pó em uma frigideira seca, aqueça e deixe alguns minutos. O cheiro desaparece e o aroma de canela perfuma a casa por um bom tempo.

Batata Frita Sequinha
Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.



Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

Uso medicinal da Aloe Vera

A Aloe Vera é uma planta que contém vários nutrientes, minerais e aminoácidos, assim como numerosas substâncias usadas como purgante. O suco de Aloe Vera é feito das folhas da planta e bebidas obtidas da sua polpa são populares na Ásia, especialmente na Coréia. 

O gel de Aloe Vera é utilizado como primeiros socorros contra queimaduras, ferimentos e queimadura de sol. Gel de Aloe Vera também é útil para pele seca e eczema ao redor dos olhos. 

O uso mais comum da Aloe Vera é tópico sobre a pele para tratar diversas condições. Como essa planta contém muitas vitaminas, minerais e nutrientes, ela vêm sendo bastante utilizada em produtos cosméticos.

No tratamento de queimaduras na pele, a Aloe Vera diminui a dor, reduz inflamação e acelera o processo de recuperação. Aloe Vera também é utilizada para tratar queimaduras de sol. A utilização tópica da Aloe Vera sobre pequenos cortes e esfolados ajuda a prevenir infecções e acelera a resposta de cura do organismo.

Aloe Vera e suas propriedades medicinais não comprovadas

Aloe Vera tem sido anunciada como tendo a capacidade de proporcionar vários benefícios à saúde quando ingerida. Por exemplo, o suco de Aloe Vera tem sido vendido como remédio para tosse, ferida, úlcera, gastrite, diabetes, câncer, dor de cabeça, artrite e deficiência no sistema imunológico. Porém, a eficácia da ingestão de Aloe Vera contra esses problemas de saúde não está comprovado. O único uso comprovado da ingestão de Aloe Vera é como laxante. Ainda, há evidência de efeitos colaterais significativos. Consulte seu médico antes de ingerir Aloe Vera e evite tomá-la durante a gravidez.



Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!

Calorias nas Bebidas

Bebida Quantidade Calorias
Água de coco verde 1 copo de 240 ml 62
Café com açúcar 1 xícara de 50 ml 33
Café sem açúcar 1 xícara de 40 ml 3
Caldo de cana 1 copo de 240 ml 202
Suco de abacaxi natural 1 copo de 240 ml 100
Suco de acerola natural 1 copo de 240 ml 36
Suco de maçã natural 1 copo de 240 ml 154
Suco de manga natural 1 copo de 240 ml 109
Suco de melão natural 1 copo de 240 ml 60
Suco de milho verde natural 1 copo de 240 ml 271
Suco de morango natural 1 copo de 240 ml 39
Suco de pêssego natural 1 copo de 240 ml 77
Suco de tomate fresco 1 copo de 240 ml 27
Aguardente ½ copo - 120 ml 277
Cerveja 1 lata de 350 ml 147
Champanhe 1 taça de 125 ml 85
Chope 1 tulipa de 300 ml 180
Uísque 1 dose de 100 ml 240
Vinho branco doce 1 taça de 125 ml 178
Vinho branco seco 1 taça de 125 ml 107
Vinho Rosé 1 taça de 125 ml 93
Vinho tinto seco 1 taça de 125 ml 107
Vodka 1 cálice de 20 ml 48
Coca-Cola 1 lata de 350 ml 137
Coca-Cola Light 1 lata de 350 1,5
Fanta 1 lata de 350 ml 189
Fanta Diet 1 lata de 350 ml 15
Gatorate - todos os sabores 1 frasco de 473 ml 109
Guaraná 1 copo de 240 ml 75
Guaraná diet 1 lata de 350 ml 4
Sprite 1 lata de 350 ml 115
Sprite diet 1 lata de 350 ml 5


Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

Calorias nos Peixes e Frutos do Mar

Peixe Quantidade Calorias
Anchova cozida 1 filé (100g) 118
Anchova à milanesa 1 filé (100g) 210
Atum cru 1 posta (100g) 146
Bacalhau cozido 1 porção (100g) 100
Cação cozido 1 posta (100g) 129
Camarão cozido 1 porção (100g) 82
Camarão frito 1 porção (100g) 310
Casquinha de Caranguejo 1 unidade 250
Casquinha de Siri 1 unidade (200g) 413
Caviar 1 colher de chá (10g) 24
Dourado 1 posta (100g) 88
Haddock cozido 1 filé (100g) 100
Kani-Kama 1 stick (16g) 13
Lagosta cozida s/ molho 1 unidade (200g) 196
Linguado assado ou grelhado 1 filé (100g) 90
Lula cozida 1 pires de chá (100g) 93
Lula frita empanada 1 pires de chá (100g) 373
Mariscos cozidos 1 xícara de chá (100g) 96
Mexilhão cozido ½ xícara de chá (100g) 79
Namorado cozido 1 filé (100g) 122
Ostras 3 unidades (100g) 81
Ovas de peixe cruas 1 porção (100g) 125
Pescada cozida 1 filé (100g) 97
Pintado grelhado 1 posta (200g) 208
Polvo cru 1 xícara de chá (100g) 64
Robalo 1 posta (100g) 72
Salmão assado ou grelhado 1 posta (100g) 292
Salmão cru 1 filé (100g) 211
Sardinha grelhada 1 unidade (33g) 97
Sardinha em óleo comestível 4 unidades (100g) 174
Sardinha em conserva com azeite 3 unidades (100g) 298
Tainha Cozida 1 posta (100g) 204
Truta assada ou grelhada 1 unidade (200g) 378


Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!

Calorias nas Carnes

Carne Quantidade Calorias
Alcatra assada 2 fatias (150g) 301
Alcatra frita 2 fatias (100g) 235
Almôndega caseira de carne 1 unidade (30g) 61
Almôndega de frango 1 unidade (25g) 54
Almôndega de peru 1 unidade (25g) 46
Antecoxa de frango assada 2 unidades (100g) 109
Baby beef 1 unidade (100g) 120
Bacon fatiado 1 fatia (10g) 54
Bisteca de porco 1 unidade (100g) 337
Costeleta de porco 2 unidades (100g) 483
Coxa de frango 1 unidade (100g) 144
Coxa de frango assada c/pele 1 unidade (100g) 110
Coxa de frango assada s/pele 1 unidade (100g) 98
Coxa de frango cozida 1 unidade (100g) 120
Cupim 2 fatias (150g) 375
Fígado de boi frito 1 fatia (100g) 210
Fígado de galinha 1 colher de sopa (25g) 35
Filé de frango 2 filés (100g) 101
Filé mignon 1 fatia (100g) 140
Hamburger bovino 1 unidade (56g) 116
Hamburger calabresa 1 unidade (56g) 149
Hamburger de chester 1 unidade (56g) 105
Hamburger de frango 1 unidade (96g) 179
Lagarto de boi assado 3 fatias (100g) 170
Leitão 2 pedaços (170g) 308
Língua de boi cozida 2 pedaços (100g) 287
Lombo assado 1 fatia (100g) 272
Maminha 1 fatia (100g) 141
Miolo de coxão mole 1 filé (100g) 120
Moela de galinha 1 pires (100g) 78
Músculo cozido 3 pedaços (100g) 180
Patinho 3 fatias (100g) 200
Peito de frango s/pele 1 filé (100g) 100
Pernil de porco assado 1 fatias (100g) 196
Perú 2 filés (100g) 155
Picanha 1 fatia (100g) 287
1 unidade (200g) 128
Rosbife 1 fatia (50g) 83
Tender 4 fatias (100g) 210



Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

Calorias nas Hortaliças

Hortaliça Quantidade Calorias
Abóbora 1 porção (100g) 40
Agrião 1 porção (100g) 28
Alface 2 folhas (20g) 4
Aspargo cozido 2 talos (20g) 4
Azeitona preta 1 unidade (3g) 4
Azeitona verde 1 unidade (4g) 5
Batata-doce assada 1 unidade (100g) 143
Batata-doce frita 1 unidade (100g) 383
Batata palha frita 1 porção (70g) 220
Berinjela 1 unidade (250g) 65
Beterraba 1 pequena (125g) 55
Brócolis 1 pires de chá (80g) 23
Cebola 1 unidade (70g) 32
Cebola cozida 1 unidade (100g) 54
Cenoura 1 unidade (100g) 45
Cenoura cozida 1 unidade (100g) 54
Couve-flor cozida 1 porção (100g) 41
Ervilha em conserva 1 colher de sopa (20g) 19
Escarola 2 folhas (20g) 7
Espinafre 1 pires de chá (100g) 38
Mandioca frita 1 pires de chá (100g) 352
Palmito cru 1 pires de chá (100g) 26
Palmito em conserva 1 unidade (100g) 22
Pepino cru com casca 1 unidade (150g) 21
Pepino cru sem casca 1 unidade (150g) 5
Repolho 1 porção (100g) 33
Repolho cozido 1 porção (100g) 13
Tomate cozido 1 unidade (100g) 18
Tomate maduro 1 unidade (100g) 20
Vagem cozida 1 porção (100g) 52
  




Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!

Calorias nas Frutas

 

Fruta Quantidade Calorias
Abacate 1 porção (100g) 160
Abacaxi 1 fatia (80g) 50
Acerola 1 unidade (12g) 4
Banana maçã 1 unidade (65g) 72
Banana terra 1 unidade (100g) 117
Banana nanica 1 unidade (90g) 87
Banana prata 1 unidade (65g) 55
Caju 1 unidade (100g) 37
Cana-de-açúcar 1 gomo (100g) 64
Caqui chocolate 1 unidade (100g) 74
Cereja 1 porção (100g) 97
Figo 1 unidade (50g) 68
Framboesa 1 colher de sopa (20g) 12
Goiaba vermelha 1 unidade (100g) 43
Graviola 1 unidade (100g) 60
Kiwi 1 unidade 46
Laranja 1 unidade 46
Limão 1 unidade 12
Maçã vermelha 1 unidade (130g) 85
Mamão 1 fatia (100g) 36
Manga 1 unidade (350g) 230
Maracujá comum (polpa) 1 unidade (50g) 28
Melancia 1 fatia (100g) 24
Melão 1 fatia (70g) 19
Morango 9 unidades (100g) 43
Pêra 1 unidade (110g) 68
Pêssego 1 unidade (150g) 63
Tangerina 1 unidade (100g) 50
  




Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.